mardi 24 novembre 2009

Ansiedade

par Maria Dulce




Eu tenho reconhecidamente um grande defeito: sou ansiosa (ou melhor SUPER ANSIOSA) !!! E se confesso isso, quem já deu uma lida sobre o processo de imigração pode ter noção do que estou passando. Primeiro, e acho que Deus está me testando mesmo, nossas cartas sempre demoram a ter retorno. Pegamos a leva dos demorados !!!!


Na minha vida, tudo que posso resolvo para ontem. Não gosto de atrasos e nem de deixar para resolver depois. Esperar não está na lista das minhas palavras preferidas.

Desde que começamos o processo, esperar tem sido a palavra chave, e mais, esperar com paciência. O Escritório de Imigração e o Consulado não dão informações para evitar um mundo de ligações diárias e inúmeros questionamentos. Então só nos resta esperar e controlar a ansiedade !

Dia desses saiu uma reportagem na Isto É, na verdade a reportagem de capa, sobre Ansiedade! Fiz o teste e ufa, sou uma pessoa normal !!! Li ainda que tem muitas pessoas que se tornam doentes por causa da ansiedade desmedida, que não consegue se controlar e faz loucuras por conta da ansiedade. Que tem taquicardia, que sua sem parar, que tem pânico. Depois de ler tudo isso, to me achando super calma, quase uma monja budista kkkk

Agora que nosso processo está chegando ao fim, tenho que concordar com meu amigo Marco Osório, Processo de Imigração – ame-o ou deixe-o!

É preciso ter persistência, paciência, coragem, companheirismo (com quem divide cada dia com você), e se você não tem certeza absoluta de que é isso que quer, as idéias vão ficando no caminho e os objetivos vão sendo trocados por objetivos mais plausíveis.

Quando nos vejo arrumando e separando as coisas para viajar, lembro dos primeiros dias de separação de documentos, lembro quando fomos JUNTOS aos Correios e colocamos a carta com tanta ansiedade e esperança, sem saber tudo que aconteceria ainda.

É a celebre frase de que tudo na vida tem seu tempo certo. Não adianta querer antecipar nada.

Naquele envelope estava parte da nossa vida, ele foi o primeiro passo para uma mudança de 180 graus em tudo que tínhamos planejado. Filhos? Adiados. Apartamento novo? Esquecido! Advogar e fazer carreira aqui? Abandonados.

Depois de tantas escolhas, temos algumas certezas na nossa vida: a de que Deus nos ama muito, que estamos muito mais unidos, que temos muitas pessoas que nos amam e que amamos, e a de que seremos felizes onde estivermos!

Posso dizer que depois do processo, serei uma pessoa diferente, não sei se melhor ou pior, mas diferente. Aprendi a ver mais meus defeitos, a tolerar mais algumas coisas, e agora no final a ver que as coisas não são todas como quero.

Nessa reta final tenho por obrigação agradecer! Tudo deu certo e tudo está terminando bem e dentro do previsto.

Assim, enquanto o dia de “dire au revoir” não chega, quero aproveitar meus dias de sol e praia, quero aproveitar minha família e meus amigos, meu trabalho, minha casa, cada dia com muita alegria e amor.


e





4 commentaires:

  1. Nao me fale em ansiedade,ja adoeci por isso!! ufa! temos que trabalhar bem o tempo na nossa cabeca pra nao nos trairmos.
    Agora estao quase aqui, tudo deu certinho e logo poderemos nos conhecer pessoalmente.
    Bjss

    RépondreEffacer
  2. Dulce e Ro, chega me emocionei com tudo isso que vcs escreveram, pois ja passamos pelos mesmos momentos de ansiedade, espera, alegria, incertezas... e saibam que muuuitos outros momentos virao, cada dia sera uma nova descoberta e é isso que faz com que continuemos a seguir em busca de nossos objetivos. Continuem unidos, pois isso é fundamental nao importa pra onde vamos e continuem caminhando juntos, pois assim fica bem mais facil de enfrentar qualquer barreira que apareca pela frente. Estaremos aqui SEMPRE pro que der e vier e estamos muuuito felizes com nossos novos vizinhos!!! Bjao dos irmaos que AMAM VOCES: Inha & Bata

    RépondreEffacer
  3. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreEffacer
  4. Amigos, amei o que vcs escreveram, amar é isso querer o bem, e a cada dia que se passa sinto que não terei a presença de vocÊs aqui, é um misto de felicidade e tristeza, juro que é mais felicidade...É muito gratificante e bom saber que as pessoas que amamos estão bem e que toda esta etapa compõe o crescimento humano, vcs são gigantes, gigantes pela coragem, pela lição de vida, de verdade pela lição de vida, do querer e correr atras do sonho, de não se contentar em apenas sonhar, escreveria um livro sobre a importancia de vcs em minha vida...Talvez vcs nem tenham ideia da dimensão dsta importancia, com certeza vcs não tem..
    Usamos as vezes de alguns mecanismos de defesa, tipo : eles só vão para o ano, tem tempo, tá longe...
    E para que não fique nenhuma palavra sem serdita, reforço com muita emoção o
    meu desejo de:
    - Que vcs sejam felizes
    - Que vc sejam acolhidos por pessoas como eu fui por vcs
    - Que vcs se unam a cada dia, este é o verdadeiro segredo da força de vcs
    - E que se por acaso ocorra um dia dificil vcs tenham pessoas q vcs possam contar incondicionalmente como eu tive vcs!
    E de verdade minha gratidão será eterna!

    RépondreEffacer