Par Maria Dulce et Rosendo
Hoje estou abrindo espaço para duas coisas básicas que estão arraigadas no Brasil, e de certa forma em todo povo brasileiro, que nos faz ter certeza plena de não querer continuar aqui.
A primeira é a politicagem, e não estamos falando somente na corja de políticos que nos rouba direta e abertamente, não. Estou falando de politicagem para tudo. Vai tentar entrevista de emprego? Antes de se qualificar, procure um fulano que vai lhe indicar na frente dos demais. Levou uma multa no trânsito? Não precisa refletir se estava certo ou errado, procure seu amigo ou amigo do seu amigo que tem conhecidos dentro do Detran ou CTTU que eles tirarão sua multa, ou então, se foi flagrado pelo guarda, ofereça um guaraná (se a infração foi leve) ou uma refeição completa (se a infração foi pesada) que tudo acabará bem, ou em pizza, como costumamos dizer por aqui. E ainda somos chamados de "otários"se não agirmos assim.
Quem é que não sente vergonha quando assiste meia dúzia de falastrões tentando se livrar de acusações óbvias e com a certeza na cara limpa de que tudo acabará bem? Acho que todo mundo... e quem é que faz alguma coisa para isso mudar? Acho que aqui quase ninguém. Não vou discutir os motivos de tanta passividade, até mesmo por que teria que fazer uma tese, mas tem uma hora que isso tudo engasga na sua “goela” e não desce mais.
Não é esse o País que quero que meus filhos vivam, não são esses os exemplos que quero que eles levem para a vida deles. Não quero trabalhar mais de 40 horas semanais, pagar uma montanha de impostos, tentar ter uma vida descente e honesta, para ver tudo isso destruído por alguém que passa na minha frente ou rouba meu dinheiro com politicagem.
Não quero mais sair na rua e ver crianças descalças, sujas e famintas, sem ter nem um presente digno, quiçá um futuro. Não quero ver gente como bicho comendo com as mãos um resto de comida que alguém doou. Sei que deveríamos pensar em mudanças e não em sair daqui, alguns podem dizer que é covardia ou talvez seja mesmo uma fuga; mas a coisa está tão entranhada, que aqui realmente uma andorinha só nunca fará verão. Podemos resumir: Desistimos do Brasil.
Conversando com amigos, chegamos a conclusão de que cansamos de esperar que o Brasil se torne o País do Futuro. Que futuro será o nosso se as coisas continuarem como estão?
Alguns amigos, estrangeiros inclusive, dizem que essa não é a hora de deixar o Brasil, pois com os investimentos futuros o Brasil fará parte do primeiro mundo.
Temos certeza de que não veremos mudanças por aqui. Não esperamos que o Canadá seja perfeito, sei que teremos dificuldades, lá seremos sempre estrangeiros-imigrantes e veremos coisas erradas também, inclusive corrupção (que acreditamos faz parte da natureza humana), mas tenho certeza absoluta, que não veremos a impunidade e a pouca vergonha que vemos aqui.
Continuaremos pagando nossos impostos, mas teremos serviços de saúde, educação, lazer e sobretudo segurança.
E esse é meu segundo tópico: segurança !!! Sabe o que é sair e voltar para casa com medo? Nós sabemos. Sabe o que é estar parada no trânsito e ver policiais com armas em punho correndo para todos os lados, e você rezando para que o carro ande e você não seja a próxima vitima de bala perdida? Nós sabemos. Sabe o que é não ter vontade de ler o jornal por que sabe que a quantidade de assassinatos e assaltos lhe assustarão? Nós sabemos. Sabe o que é não poder trabalhar até mais tarde com medo de te seqüestrarem? deixar de sair depois de uma certa hora? Não poder andar da sua casa até a padaria de noite? Não poder pegar um ônibus em paz sem ter medo de que levem tudo que você tem? Ter que tirar seus pertences para fazer uma caminhada? Ter medo de comprar uma bicicleta? Nós sabemos.
É triste dizer tudo isso, mas a vida em Recife e no Brasil de modo geral é perigosa. Vivemos em um das cidades mais violentas do mundo e o índice de mortalidade pela violência é assustador.
E não pensem que sou um pessoa pessimista ou mal humorada, quem me conhece sabe que estou bem longe disso, sou apenas uma brasileira cansada de tanta impunidade e falta de vergonha!
Aucun commentaire:
Publier un commentaire