vendredi 19 mars 2010

Tudo Novo de Novo

Tudo novo, de novo!

Par Maria Dulce e Rosendo


Oi pessoal, esse post é muito especial porque vimos comunicar que temos uma casa nova e linda !!!

Depois de muita procura, muitos nãos, muitos sustos (com os apartamentos velhos e/ou sujos), encontramos um apartamento que gostamos muito. Ele tem dois quartos (um para gente e um para os amigos queridos que veem nos visitar), cozinha, banheiro e sala. Tem uma área atrás também que podemos fazer churrasco no verão, claro!

Aqui eles chamam esse tipo de apartamento de 4 ½. 1/2 é sempre referente ao banheiro. E os demais números se referem aos cômodos. O 4 quer dizer que é uma cozinha, sala e dois quartos. Tem 2 ½, 3 ½, 4 ½, 5 ½ e etc, não se falam os números de quartos como no Brasil, e sim o número de cômodos.

Outra coisa diferente é que tudo é medido em pés ou polegadas. E pra gente que está acostumado com metros e centímetros é um nó na cabeça. O Québec por ser francês, adota o sistema métrico decimal (como na Europa Continental), mas o resto do Canadá adota o sistema inglês de libras, onças, pés e polegadas. Então já viu né ? A geladeira, o fogão, são medidos em pés, depois é que vem bem pequenino e às vezes nem vem em centímetros ou metros.  A mesma coisa é no mercado que os preços das coisas que são compradas no peso estão em libras e não em quilos, mas vamos aprendendo e nos acostumando. Já sei que duas libras equivalem a quase um quilo, ai fica tudo mais fácil.

Mas voltando para o apartamento. Depois de alugar, veio a melhor e a pior parte ao mesmo tempo. Montar tudo, escolher, separar, comprar, uma delícia. Agora gastar $$, limpar tudo e montar todas as coisas, isso é melhor esquecer kkkk. Já podemos trabalhar como faxineiros, ajudante de marceneiro, ajudante de eletricista, ou seja, fizemos um intensivão de como nos virar em duas semanas.

Falando na parte boa, escolhemos muitas coisas legais para nossa nova casa. É engraçado começar tudo do zero, ou quase zero. Digo quase porque trouxemos do Brasil algumas coisas como: lençóis, toalhas e alguns objetos de “estimação”. Mas para quem tinha a casa montada e completinha como tínhamos, recomeçamos do zero aqui, e isso foi ótimo.

Aqui precisamos ter cuidado apenas com uma coisa, como os eletrodomésticos são muito baratos e tem de tudo pra tudo, você quer comprar e acaba comprando coisas que não vai usar ou que vai encher a casa sem necessidade. Então combinamos assim: eu controlo Rosendo nos abusos dele e ele me controla nos meus. O único problema é quando o abuso é do casal, ai não tem jeito kkkkkk.

Posso dizer que estou adorando! Copiamos algumas coisas que tínhamos na nossa casa no Brasil e descartamos outras que sabíamos que não íamos usar. Afinal, os erros são ensinamentos que não devemos esquecer.

Depois de muita andança, muitas sacolas, caixas e muita limpeza, enfim nosso apartamento ficou LINDO e com nossa cara!!!.

Estamos muito felizes com a casa nova, de ter nosso cantinho e nossas coisas arrumadas. A rua é tranqüila e bem perto do metrô. Em três minutos chegamos no metrô e em cinco estamos na plataforma para pegá-lo. Só quem passa um inverno aqui sabe a importância dessas informações.

A rua é arborizada e tranqüila. Aqui bem perto tem também um parque, uma boulangerie (padaria), supermercado, uma casa de frutas e verduras, uma pizzaria, uma lanchonete subway e uma escola de natação.

Podemos ver também, agora com o tempo melhor, alguns passarinhos e no verão alguns esquilos. As pessoas estão começando a plantar flores e as árvores em breve estarão verdes novamente.

E podemos aproveitar a segurança e fazer muitos programas a pé. Vamos andar para resolver as coisas, desopilar e fazer uma boa caminhada para a saúde.

Depois de sete anos, estamos nos sentindo de novo recém-casados. E isso é importante porque a vida aqui é bem mais pacata (pelo menos para mim que tinha uma rotina louca no Brasil) e ficamos muito mais tempo em casa e curtindo programas caseiros.

Por enquanto é isso pessoal. Abaixo algumas fotos para vocês verem nosso belo trabalho!!!


A frente da nossa casa no dia que assinamos o contrato

Sala de Estar - foto 1

Sala de Estar - foto 2

Cozinha e sala de jantar

Cozinha

Nosso primeiro almoço na nossa casa: arroz, feijão, salada e bife, la vraie cuisine bresilienne

Nosso quarto

Segundo quarto: estudos e visitas

Abraços Dulce & Rosendo

9 commentaires:

  1. Dulce querida!!! Meu Deus está lindo demais!!!!! Muito gostoso, deu vontade de ir te visitar agora!!!! rsrsr

    E que cozinha show de bola... não sou muito boa na arte de cozinhar mas sempre fico admirada com uma bela cozinha!

    Parabéns ao 2 pelo bom gosto!!!!!

    Bjus
    Sabrina

    RépondreEffacer
  2. Oi Dulce,

    Tá linda mesmo sua casa, parece super aconchegante e já tem cara de lar! É uma alegria poder ter nossas coisas no lugar novamente! Imagino sua alegria!
    Parabéns!

    Liliane e Ruy

    RépondreEffacer
  3. Que lindo, de verdade sempre me emociono a cada post, tudo relamente muito lindo de bom gosto como sempre! Mas tenho este sentimento que vcs falaram, parecem recem casados!!!! Tudo renovadooooo e é isso aí o caminho é este a cada passo de vcs, tenham a certeza que estou na torcida aqui, bjs e amo vcs!!! Amei tuuuudo! bjs bjs

    RépondreEffacer
  4. Oi Dulce!

    Parabéns pela casa nova!
    Está linda! É muito bom ter nosso cantinho arrumadinho! :D

    Abraços pra vcs!

    Lely

    RépondreEffacer
  5. Ficou lindo mesmo o apto de vocês!!

    Parabéns!!

    Tudo de bom pra vcs!

    Bj
    Fernanda

    RépondreEffacer
  6. Dulceee! meninaa que casa tão linda e aconchegante!! ameiii vcs têm muito bom gosto! estamos com muitas saudades, mas em breve a mataremos!!
    xeroooo no coração
    Geo, Marquinho e Davi

    RépondreEffacer
  7. Parabéns pra vcs! Muito legal mesmo...tudo ficou lindo. Desejo muita sorte a vcs nessa cs nova. Bjus Polly

    RépondreEffacer
  8. Muitos tem uma casa, mas não um lar.....E vcs conseguiram construir não apenas um espaço para viverem, mas um lar onde tudo é feito com muito amor.....Parabéns pelo lar, pela conquista, e pela perseverança!!!! Muitas outras conquistas virão!!!

    Grande Abraço!!!

    RépondreEffacer
  9. Linda a casinha de vcs!!! Adorei os móveis e cores!
    Estamos indo no mês que vem! Não vemos a hora de tb organizarmos a nossa assim bem linda! :)

    Conheci o blog de vcs hoje e adorei!Vou adicionar no meu ok??

    Abraços,

    Florence
    http://pedroeflorencequebec.blogspot.com/

    RépondreEffacer