vendredi 24 juillet 2009

Decisão de Imigrar

por Maria Dulce

Antes de entrar no mérito da questão, e como boa advogada, vamos às preliminares. Tem palavra com mais cara de advogado do que “preliminarmente” ? Duvido !!! Pois bem, de inicio quero dizer que temos nos deparado com duas reações diferentes das pessoas que estão sabendo que vamos viajar. A primeira é aquela pessoa que diz (falando ou não) que estamos loucos de largar tudo aqui. A segunda é aquela que abre um sorriso e diz que a notícia é ótima, geralmente complementando que se pudesse também iria. Sabíamos que ia ser assim, por isso nos preparamos e pensamos bastante antes de tomarmos nossa decisão.

Vamos ao que importa. Para os que não sabem, somos casados há 06 anos, somos advogados aqui em Recife e temos uma vida feliz e confortável. Ao longo do tempo fomos firmando nosso nome no mercado. Temos nossas famílias e um grupo grande e querido de amigos. Então de onde veio essa idéia de imigrar?
Vista do Recife



Em maio de 2007 fomos visitar nossos irmãos (Irene e Anderson) que tinham acabado de imigrar para o Canadá. Ficamos um mês de férias, tempo suficiente para se encantar com as cidades que conhecemos (Montréal, Toronto, Gatineau, Ville de Quebec, Ottawa e Niagara Falls) e com o modo de vida canadense. Quando retornamos ao Brasil, Rosendo ventilou a possibilidade de darmos entrada no processo de imigração também, como não me senti segura, decidimos esquecer essa idéia.



Vista de Montréal
Em 2008 fomos novamente para o Canadá, dessa vez com mais um casal de amigos (Dudu e Ana Laura), decidimos alugar um flat e viver a rotina de quem mora em Montreal. Fizemos compras, dividimos as tarefas de casa, estudamos, pegamos metrô, tudo como um residente, e não um turista. Além disso, os meninos (Irene e Anderson) estavam mais estabilizados, com um pouco mais de tempo livre para podermos nos divertir e conhecer novos e lindos lugares.


Durante todo esse mês, mesmo sem externar nada, comecei a refletir sobre a vida no Canadá. A segurança, as casas, a preocupação com o meio ambiente, o grande número de parques no meio da cidade, o mercado de trabalho, tudo isso me atraia demais, mas a possibilidade de criar meus filhos com a mesma liberdade que tive, era o que mais pesava. Além disso, não posso negar que a saudade da minha irmã também teve um grande peso. De contra-peso, tinha minha família, meus amigos, meu trabalho que amo, minha vida fincada aqui em Recife.

Quando voltamos dessas férias, decidi conversar com Rosendo. Pensei muito e ponderei sobre tudo que escrevi acima, antes de tomar essa atitude, primeiro porque não queria gerar uma falsa expectativa e depois desistir. Sempre soube da vontade de Rosendo de morar fora, então não era justo plantar a semente, se não ia querer a arvore.

Conversamos bastante, estudamos todas as possibilidades e decidimos: vamos tentar o processo! Rosendo já estudava francês desde 2006 e eu de 2008 (mas confesso que minhas aulas só passaram a ter graça depois do Canadá).


E assim, se concretizou nosso plano de imigração. Agora falta pouco para terminar o processo e já começamos a fase de desapego material, mas isso é assunto para uma nova postagem....

Confesso ainda que tomar essa decisão não foi fácil. Todos sabem da minha proximidade com minha família e com meus amigos. Tem ainda meu sonho de ser mãe que tive que adiar um pouco mais. Tem ainda nosso “plug” interno que cria um pânico para mudanças na nossa vida, principalmente nessas proporções.

A decisão foi tomada com muito amor, união, dedicação e Fé, por isso TENHO CERTEZA que dará tudo certo. Mudaremos de vida e iremos de coração aberto para essa nova etapa. Estamos cientes das dificuldades e de que teremos que estudar e trabalhar bastante em terras geladas. Os amigos e familiares como sempre estarão conosco, distante fisicamente, mas perto da alma e do coração.

Maria Dulce

Bandeira do Québec

4 commentaires:

  1. Ro e Guga,
    Embora ja consciente da falta que sentiremos de voces, saibam que desejo toda a sorte do mundo! E mesmo com essa danada dessa SAUDADE apertando nossos coracoes, estamos felizes por saber que voces estao buscando realizar sonhos, abrir novos caminhos e, principalmente, serem felizes!
    So temos que torcer pra tudo dar certo, afinal, terei mais uma casa para ficar e mais dois filhos (voce e meu genrito Ro) para curtir nas minhas viagens ao Canada, pois outros dois ja estao por essas terras geladas (Tita e meu genrao Bata).
    O que me tranquiliza ainda mais, e saber que voces quatro estarao juntos, como irmaos-amigos que sao. Que Deus os proteja e guie. Beijos de quem os ama muito. Mama

    RépondreEffacer
  2. Que lindossss..... E isso ai mama, mais uma casinha pra vc ficar qd vier pra ca :) Bjaoo

    RépondreEffacer
  3. Eu só tenho é que reafirmar o que já foi dito por Dona Rejane e Irene. Que Deus ilumine essa nova caminhada que será um SUCESSO!!!!!
    Beijos e saudade sempre!
    Família Havro Costa :)

    RépondreEffacer
  4. Oi Dulce. Lí seu texto e parecia que eu que tinha escrito! Já começou a dar o friozinho na barriga, pois sabemos que falta pouco para iniciarmos todos os procedimentos de mudança. Lembrem sempre que estamos no mesmo barco e formaremos uma nova família no Quebéc. Uma família onde escolhemos os nossos parentes!
    Um beijão

    et À Bientôt

    Rafael e Ingrid

    RépondreEffacer