mardi 28 juillet 2009

Desapego Material

par Maria Dulce
Desapego material .... .... .... ....

Excluindo a parte da família e amigos, a grande dificuldade em fazer uma grande mudança de vida é o desapego material.

Ao longo de nossa vida vamos comprando, ganhando, herdando coisas que vão fazendo parte de nossa casa e nossa vida. Depois casamos ou nos mudamos e lá vamos nós levando todas as nossas coisas conosco. A casa vai ficando com nossa cara, e temos coisas que nunca usamos, mas que julgamos serem essenciais, porque são nossas.

Acho que o sentimento de posse nasce com a gente. E quanto mais cultivado é tal sentimento, mais sofremos para nos adaptar a mudanças e/ou nos desfazer de relacionamentos e objetos.

Resolvi falar de desapego material, pois vi isso muito presente na minha (nossa) vida no dia 18 de julho. Há um tempo estamos pensando o que fazer com as coisas da nossa casa: dar ? vender ? deixar no apartamento ? São muitas perguntas e poucas respostas....

Sabemos que levaremos muito pouco do que temos aqui no Brasil. Primeiro porque não vale a pena fazer uma grande mudança, e depois porque não sabemos sequer onde e como vamos morar, como sairemos daqui cheios de móveis e outros objetos de casa?

Decidimos levar poucas coisas: roupas, sapatos, algumas coisas pessoais, incluindo os documentos; uns poucos objetos de decoração, alguns livros e só. O resto ficará. Começaremos uma vida nova e isso inclui objetos novos, casa nova, etc.

Se temos uma oportunidade de recomeçar nossa vida, ver o que temos e não utilizamos, nos livrar de quinquilharias, não podemos desperdiçá-la.

Pois bem, dia 16 de julho, em um excelente almoço na casa dos nossos amigos Rafa e Márcio, descobrimos que Rafa estava “carente” de um sofá, uma vez que todos que ela tinha visto eram caros, e eles elegeram outras prioridades para o novo apartamento.

Então pensei: porque não vender o sofá? Será que ainda é muito cedo, afinal nossa viagem está prevista para janeiro de 2010? A resposta foi NÃO ! Não é muito cedo, e se podemos nos desfazer de algo que não vamos levar, porque não adiantar o que será inevitável daqui a pouco mais de quatro meses.

Depois de algumas propostas e discussões sobre preço e condições, decidimos que nosso sofá, seria agora o sofá da família de Rafa e Márcio. No sábado dia 18 de julho, Rafa e Márcio vieram buscar não só o sofá mais as duas cadeirinhas de apoio da sala.

Ao invés de ficarmos tristes ou achando tudo vazio, resolvemos fazer uma sala provisória nova. Tiramos o sofá (pequeno) da sala de TV e a cadeira do papai e colocamos na sala (estar), trouxemos a TV para um móvel novo, e em 15 minutos, tudo estava novo e lindo.

E é nessa hora que você vê que o apego é maior ou menor dependendo de como as coisas são encaradas.

Diferente do que pensávamos, não ficamos tristes, ao contrário, ficamos felizes de ver que podemos dar um bom destino as coisas que compramos ou ganhamos com esforço e amor.

Decidimos que vamos organizar um bazar para vender alguns objetos, outros serão doados, e outros levados. Que bom que todos serão bem aproveitados e farão parte da vida de outras pessoas, como sempre fizeram da nossa !!!

1 commentaire:

  1. Que lindo amiga!!! Fiquei super emocionada... tenho certeza que todos os objetos que serao vendidos ou doados farao muitas pessoas felizes assim como sempre tem feito na vida de vocês... pois em tudo tem teu toque de carinho e muito amor!!
    Gisele

    RépondreEffacer