samedi 24 avril 2010

Meu Amigo Tim Maia

Meu amigo Tim Maia


par Maria Dulce

Como já disse em um post anterior fazer a faxina não é meu forte. Cozinhar não é problema, cuidar da cozinha e da roupa muito menos, mas a tal da faxina é um mal humor na minha vida. Mas aqui não temos escolha, ou fazemos a faxina ou então a casa vira um pandemônio. Então o jeito foi achar uma maneira de fazê-la de forma rápida e eficiente. E ai começa minha história de grande amor por Tim Maia.

Eu adoro música, sempre gostei. Quando era pequena tinha uma vitrola laranja da Philips, que tinha uma caixinha de som em cima, que eu adorava. Sempre estudei com música, e prefiro escutar boas músicas a ver televisão ou assistir um filme. Acho que as músicas e os livros criam laços, lembranças, nos ajudam a viajar pelo nosso imaginário e pelo imaginário de quem escreveu as letras ou está cantando.

Assim quando vamos fazer faxina, procuro sempre colocar uma boa música, o que de forma impressionante ajuda, porque quebra a monotonia e você canta e dança e vai fazendo as coisas de uma forma mais tranqüila e relaxada.

Ouvimos todos os tipos de música: das antigas as mais novas, do rock ao brega. Comento sempre que os vizinhos devem estar loucos tentando descobrir nossa naturalidade. Porque escutamos músicas em português, inglês, francês, italiano e espanhol, e cantamos (ou achamos que cantamos) todas! Escutamos de Luciano Bruno a Coldplay e de Geraldinho Lins a Lady Gaga, sem qualquer problema. Cada dia de faxina tem sido uma salada de fruta totalmente rica de sabores.

Eu fico imaginando minha vizinha pensando: será que ela é portuguesa filha de italiano casada com um espanhol filho de brasileiros? Ou será que eles são nômades que viveram em vários lugares do mundo? Ou será que será que será....?

Mas indo ao tema do post, de todas as músicas que ouvimos, tem um cd especial e que elegemos como a melhor companhia para nos levantar o astral. É um CD de Tim Maia gravado ao vivo em um réveillon. É um CD fantástico, onde até as músicas de fossa são boas. Você escutá-lo cantando chocolate e não quero dinheiro, faz a preguiça fugir rapidinho.

Sempre gostei de Tim Maia. Ele foi um grande compositor, um excelente cantor e um grande regente de sua orquestra. Mesmo com todos os problemas e com uma personalidade difícil, Tim Maia deixou um grande legado e músicas com letras e melodias inesquecíveis. Além do jeito caricato, do humor meio acido e de excelentes frases, Tim Maia deve ser considerado como um dos grandes artistas do Brasil.

Para vocês terem idéia do jeito único de Tim Maia, ele começa o show dizendo: “Muito prazer em estar aqui com vocês! Tim Maia o cantor que mais comparece a shows no Brasil!!!” Lembro que em 1996 eu fui para um show de Tim Maia que foi inesquecível, mesmo ele tendo chegado às duas horas da manhã.

Não vou dizer que foi uma decisão fácil elegê-lo nosso melhor amigo, afinal tem o meu grande amor por Chico Buarque. Mas preciso confessar que ele definitivamente não combina com faxina. Ele é muito mais para um bom dia de papo com amigos acompanhado de uma caipirinha ou de uma ótima noite romântica acompanhada de um bom vinho e de uma excelente companhia.

Além disso temos outros CDs ou DVDs fantásticos, mas nenhum ainda tão completo como esse de Tim Maia. Ele é a alegria das nossas faxinas e merece uma grande parte dos agradecimentos por nossa casinha está sempre limpa, linda e cheirosa.

Tem uma frase que Tim Maia sempre dizia que resume o amor que ele tinha pela música e acho que uma das razões de sua música ser tão cantada e nunca esquecida:

"Gosto de cantar com sentimentos. Se você não transmitir sentimento, não atinge ninguém".

Fica aqui mais um post com uma pequena homenagem ao grande síndico do Brasil !!!!

Bom Domingo a todos !!!!

É primavera !!!!!



4 commentaires:

  1. Que legal! Também gosto de ouvir música enquanto faxino!
    Tim Maia é bem dançante! :D

    abraços

    Lely

    RépondreEffacer
  2. Nossa amei o post......Me emocionei, tb adoro o Tim e amo o Chico, e faxina definitivamente só com boa música!!!!

    Grande Abraço!!!

    RépondreEffacer
  3. Olá Dulce!

    eu estava escrevendo no outro post mas minha bateria caiu e não sei se eu consegui enviar, então desculpe o post duplicado se for o caso.

    Agradeço as boas vindas!
    meu email é lelykanawati@gmail.com
    Qualquer coisa manda uma msg e vamos nos falando por aqui!

    Bjs

    Lely

    RépondreEffacer
  4. Saudades de vcs saudades de mais posts! bjs

    RépondreEffacer