vendredi 8 janvier 2010

C'est fini ?

par Maria Dulce et Rosendo

C’est fini ???? ou não ????


Não sei se c’est fini (terminou) seria o título mais apropriado, mas quem passa pelo processo de imigração sabe a felicidade que é receber os passaportes visados, sabendo que o processo terminou.

Mas, sei que terminou não é o termo mais apropriado para essa nossa etapa da vida, acho que RECOMEÇAR seria o mais correto.

Pegamos umas definições no dicionário de recomeçar – começar de novo; refazer depois de interrupção: retornar a fazer qualquer coisa; Começar a ser, a produzir-se novamente.

E isso é um pouco do que representa nossa nova vida no Canadá: RECOMEÇO !

Na verdade a sensação que temos é de terminar uma vida aqui, para recomeçar tudo praticamente do zero. E isso tem sido bom !


vende-se tudo


Deixar tudo aqui é muito difícil: família, amigos, casa, carro, emprego, conforto, a cidade que você conhece, tudo que você está acostumado, mas, tem uma frase que gosto muito, que dizem que é de Pablo Neruda que diz: "Porque o mundo é grande demais para nascer e morrer no mesmo lugar."

Pois se o mundo é realmente grande demais, porque não se arriscar um pouco e tentar conhecer um novo tipo de vida?

Estamos na fase da desarrumação. Selecionando o que vai levar, o que vai dar, o que vai deixar para levar depois, o que vai vender. Tem coisas que você pensa por que guardei isso ? Tem outras que vão embora e você fica com o coração partido, mas isso é uma das fase do recomeço!


Arrumando as malas ????


As fases de recomeço sempre deixam um medo no ar, mas posso dizer que estamos tranquilos. Estamos tão felizes com nossa ida, temos absoluta certeza que esse recomeço será difícil, mas que será muito feliz nossa vida no Canadá.


Em nenhum momento me passa pela cabeça que algo possa dar errado, seja no Canadá ou em qualquer outro lugar. Pode ser autodefesa ou até uma ilusão, mas creio que essa certeza nos motiva a continuar lutando e acreditando que nossa escolha foi a mais correta.

E digo mais: NUNCA PENSAMOS EM DESISTIR! Temos amor e união, força para trabalhar, vontade de estudar e aprender. Assim, o que pode dar errado? Nada!

Para finalizar, aos que perguntam se estamos loucos deixo uma mensagem para reflexão:


"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio.


Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa".

7 commentaires:

  1. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreEffacer
  2. Zendoo e Dulce,

    quase choro aqui visualizando a mensagem do blog de vcs! Poxa! esta passando um filme aqui em minha mente dos momentos que vivenciamos desde a preparação para entrevista, viagem a Salvador, processo federal e por ai vai...
    Quantas etapas vencidas, quanto tempo dedicado ao projeto de imigração, quantas abdicações em detrimento de um sonho.
    Pois é Dulce e Rosendo! esse sonho se tornará realidade daqui a aproximadamente 7 dias!
    Desejo sinceramente muita luz e sucesso neste novo caminho que Deus reservou para vocês.
    Amo muito vcs meus fofos!
    Beijos

    Dinde

    RépondreEffacer
  3. Oi querida! Terminou uma etapa de muitas que estão para começar... é um ciclo, etapas começam e chegam ao seu fim natural... desejo tudo de mais maravilhoso para vocês por lá! Que tenham uma viagem tranquile sem maiores problemas! Nos encontramos em Montreal em breve!

    Grande beijo!
    Sabrina

    RépondreEffacer
  4. É isso aí minha gente! ameii o post!na minha cabeça também passou um filme de tudo que já passei na luta por esse processo! é uma vitória realmente!Que Deus os abençoe e que o tempo passe logo pra gente se ver em abril!
    xeroo no coração!
    amo vcs!
    Bjoss Geo

    RépondreEffacer
  5. Meu Povo e minha Pova!!!

    Eu vendo vcs nessa etapa deu um frio no espinhaço!!! kkkk Só de pensar que vou ter que passar por tudo isso!!! Queridos Deus abençoe muito vcs, já estamos com saudade de vcs!!! Façam boa viagem e vamos nos comunicando!!! Xêro!!!

    RépondreEffacer
  6. Du e Ro, amigos, irmaos, companheiros... nesse momento estou cheia de lagrimas nos olhos e contando as horas pra receber voces, provavelmente qd vcs lerem esse meu depoimento ja estarao aqui conosco. Um lado fica feliz em recebe-los e o outro com um aperto no coracao por saber como mainha, painho, teia, ruy e todas as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com voces durante esses anos estao sentindo a falta de vcs nesse momento. Saibam que voces sao lutadores e com certeza vao realizar todos os sonhos!!! Como vcs dizem no post..com amor, uniao e luta nao tem como nao dar certo e nao tem mesmo! Cheguem, lutem, tenham perseveranca e saibam que Deus ajuda sempre quem merece. Esperamos voces de bracos abertos :) Um graaaande beijo de quem Ama Muuuuito voces dois: Inha & Bata

    RépondreEffacer
  7. Parece até q vcs trouxeram um pouco de primavera para cá no dia em q chegaram a temperatura bateu os 5 graus, a neve da minha varanda já quase sumiu.

    Chegar por aqui é como nescer, é como sair do ventre, de cara o choque do frio, a angustia e o choro, tudo em volta nos é estranho, mas com o tempo notamos que é aqui que vivemos plenamente.

    Sejam bem vindos no Quebec, esperamos encontra-los em breve.

    RépondreEffacer