jeudi 21 janvier 2010

Premières Démarches

Primeiros Passos


Bem gente, acho que esse post vai servir muito mais para quem está vindo como imigrante, do que aos amigos que esperam notícias nossas.

Bom, logo nos nossos primeiros dias, temos alguns questões a resolver. A primeira dela: tirar o NAS (numéro d’assurance social), é o documento básico aqui para se trabalhar, abrir conta em banco e outras coisas mais.

Tiramos o NAS no Centre Service Canada, do Governo Federal. Para tirar o NAS, você pode obter mais informações no site do Ministère Federal de Ressources Humaines , onde você encontra os endereços do Service Canada  que é um centro federal de serviços ao cidadão. O número do NAS lhe é entregue na hora e com ele vc pode requerer as outras coisas, como abrir conta em banco, se inscrever na francisação, etc. O Cartão chega pelos correios no prazo de até 10 dias.

Além disso, fomos também na Régie de l’Assurance Maladie Du Québec  para se inscrever na assurance maladie e começar a contar o prazo de três meses de carência. Fomos diretamente na sede da Assurance Maladie, no 425, Boulevard de Maisonneuve Ouest em Montréal, próximo ao metrô Place-des-Arts. Lá esperamos pouco, porque fomos, conforme eles aconselham pela manhã e logo depois que abriu e no meio da semana (fomos na quarta-feira). É engraçado porque quando saímos de lá, perto do meio-dia, a fila estava imensa, porque muitos vão procurar a l’assurance maladie na hora do almoço para resolver as coisas.

Pagamos Can$ 8,00 cada um para a carteira e a foto da assurance maladie, pode ser pago em dinheiro correto (não dá troco) e em cartão de débito ou de crédito. A carteira chega pelos correios no prazo até 01º de abril, se não chegar devemos procurar através de um telefone que está no nosso requerimento.

Como somos imigrantes e ainda não temos muitas coisas a fazer, podemos ir nos melhores horários para sermos atendidos. Não precisa dizer que em todos os locais que fomos, fomos muito bem atendidos, pois todos compreendem a nossa situação de imigrante e procuram falar lentamente o francês ou o inglês para que possamos entender tudo.

No Centre Service Canada, fomos atendidos por uma moça simpática, mas falava um francês bem quebeca e entendi muito pouco o que ela falava e pedia pra ela repetir. Até Irene ficou meio assim com o francês dela, acho que ela falava melhor inglês.

Nesses dois órgãos, não foi preciso marcar “rendez-vous”, basta chegar pegar uma ficha e ser atendido, as vezes pode demorar um pouco dependendo da quantidade de pessoas para serem atendidos. Digo isto, pois todos que vão imigrar e lêem um pouco, devem saber que para TUDO aqui você deve marcar um “rendez-vous”.

Marcamos um “rendez-vous”, no MICC - Ministère d'Immigration et Communautés Culturelles, para sabermos sobre a francisação e sobre todas as demais coisas para os imigrantes.

A Agente de Imigração que nos recebeu foi muito simpática e procurava falar o francês bem lentamente. Ela tinha um “accent” bem diferente, depois ela nos deu seu cartão de visitas (pelo nome achamos tratar-se de uma Russa ou Romena) e disse que qualquer outra dúvida poderíamos ligar pra ela e procurá-la para outro encontro. Durante cinco anos ela pode nos acompanhar em nossa integração no Quebec.

Ela nos deu um monte de informações, documentos e papeis para ler depois. Ela ainda disse que: “não adianta eu lhe dar todas essas informações agora, pois 80% você irá esquecer. Eu lhe darei as principais informações e esses panfletos, papéis e endereços da Internet, onde você pode ler e tirar dúvidas. Qualquer coisa volte e nos procure”.

Ela deu informações acerca do Emploi-Quebec e todos os programas para inserção no mercado de trabalho. Também nos deu os formulários e papéis para se inscrever na francisação (curso de francês a tempo pleno), e também falou do curso a tempo parcial (comissão escolar). Falou ainda e nos deu toda a documentação acerca da validação do diploma e nos encaminhou a um órgão associado e financiado pelo Ministério (uma espécie de ONG) que ajuda os imigrantes que tem profissão regulamentada no Quebec (que é o nosso caso) e ao final nos falou para darmos entrada na documentação traduzida por uma tradutor da ordem do Quebec, para a equivalência de estudos, que está durando em média 06 meses (o que acho muito tempo).

Para a francisação, você preenche o formulário, junta cópia do CRP - IMM 5292, que é o papel que a imigração do Canadá lhe entrega na chegada no aeroporto e cópia do CSQ e manda tudo pelos correios num envelope que ela lhe dá já com o endereço do destinatário.

A Mme. Marinescu nos falou que é muito importante o recém chegado marcar o rendez-vous junto ao MICC (Ministério da Imigração), principalmente quem chega por Toronto, pois lá somente é feita a entrada no Canadá e a emissão da Carte de Residence Permanente. (PR Card). Quem chega por Montréal pode fazer isso logo na entrada em Montréal no Aeroporto, e lá mesmo marcar um rendez-vous para outro dia.

Por fim, marcamos um rendez-vous no Banco para abrirmos a conta. Optamos pelo Desjardins, pois os meninos ja têm conta lá e é o banco dos pobres daqui (na verdade é uma cooperativa de crédito e uma caixa econômica). Preenchemos um formulário dando nossas informações pessoais e endereço e amanhã vamos nos encontrar com um conselheiro de finanças (kkkkkkk como se tivéssemos muito $$$$) para abrir a conta e coisas mais.

Estamos bem felizes, pois a partir desses documentos começamos a “Ser Gente” e existir legalmente por aqui.

Grande Abraço a todos.
Rosendo

2 commentaires:

  1. Caramba quando leio o blog antes de terminar já sei quem postou, já sei quando es tu e quando é Dulce... E isto é logo nas primeiras linhas Dulce esreve de maneira romantica parece uma história que queremos ver o final e vc sempre com um ar tptalmente didatico que duvido quem não ler não aprenda tudo sobre o canadá, parabens aos 2 pelo blog e é muito bom saber de vcs, muito bom ler vcs... bjssssss

    RépondreEffacer
  2. Concordo com a "garota" ai de cima...rsrs
    E gosto disso de você colocar algumas palavras no original...já tô até aprendendo o francês...kkkk
    Continua assim.

    parafrasendo um indivíduo amigo nosso...

    "Forte abraço" e sucesso procês...rs

    RépondreEffacer