mercredi 27 janvier 2010

Minhas Primeiras Impressões

par Maria Dulce

Olá a todos! Hoje vou postar minhas primeiras impressões. Fiz questão de colocar minhas, porque sei que Rosendo pode ter outras observações diferentes.

A primeira coisa que queria falar é sobre a burocracia. Engraçado constatar na prática, burocracia é burocracia em todos os lugares do mundo. Nessas duas primeiras semanas estamos resolvendo muitas coisas: tira documento, traduz documento, se inscreve no sistema de saúde, se inscreve na seguridade social, abre conta em banco, etc Tudo é burocrático, mas funciona! Você marca um rendez-vous (encontro) e sempre tem alguém lhe esperando, pronto para lhe encher de informação kkkkk

Depois de resolver tudo (que foi até bem rápido) entramos na fase da espera. Esperar chegar toda documentação e as respostas dos cursos que pretendemos fazer. Mas sabíamos que ia ser assim, e estamos aproveitando essa fase de espera para descansar, ver filmes e passear.

Não temos saído tanto quanto saímos das outras vezes que viemos aqui, por alguns motivos: primeiro não estamos mais turistando, e isso faz uma grande diferença. Depois chegamos no invernão e por mais que você tenha disposição sempre bate uma preguiça de sair de casa só para dar uma voltinha. Então estamos concentrando nossas atividades e quando saímos de casa, resolvemos um montão de coisas.

O inverno é engraçado. Como disse em um post anterior, São Pedro teve pena dos nordestinos recém chegados e deu uma trégua. Pegamos como temperatura mais baixa até agora -7 com sensação de -11, o que acreditem aqui não é um terror tão grande como parece.

Os dias são curtos e quando chove a galera literalmente beija o chão. É uma série de quedas, porque a neve derrete e forma uma camada fina de gelo, que fica igual uma pista de patinação.

Como alegria de pobre dura pouco, já sabemos que a partir de sexta-feira, tudo voltará ao normal, e a previsão é de temperatura média entre -12 e -16. Estamos nos preparando para virarmos picolé!!!!!

Pelo que sentimos até agora, e o que já havíamos estudado bastante, a vida aqui é bem diferente. Começando pela casa. Sabia que para mim uma grande dificuldade seria me habituar a fazer as tarefas domésticas. Como sempre no Brasil trabalhamos fora e em uma jornada longa, nos habituamos a ter alguém que nos ajudava. E isso sabíamos que era uma grande mão na roda.

Aqui não temos isso, ou até temos, se estivermos dispostos a pagar no mínimo $ 50,00 (cinqüenta doletas) para que chegue uma doidinha e faça uma faxina muito da mal feita na nossa casa (02 a 03 horas no máximo). Assim, não posso dizer que temos tal serviço. É claro que aqui tem muitos produtos que ajudam. Passamos um bom aspirador na casa e depois um pano molhado. Limpamos os móveis e “rapidinho” a casa está linda e cheirosa.

A comida é outra parte. As pessoas em geral levam marmita para o trabalho ou quando vão passar o dia na rua. Fico pensando no preconceito que temos no Brasil quanto a isso. Ainda bem que aqui ninguém liga para isso. Você come o que quer aonde quiser. Chega no shopping, na praça, na rua, onde quiser e abre sua marmita e come tranquilamente. Imagina fazermos isso na praça de alimentação do Shopping Recife?

Essa parte para mim é mais fácil. Adoro cozinha e não me importo em passar o dia na cozinha fazendo a comida da semana. A faxina é meu calo. Mas já resolvi meu problema, Dinde minha amiga que está por vir vai fazer minha faxina em troca das aulas de culinária do almoço semanal kkkk

Brincadeiras a parte, quem vem imigrando, sabe que terá que tirar um dia para arrumar a casa e fazer a comida da semana. E mais, que o casal tem que estar disposto a fazer isso, pois um só não agüenta a rotina de trabalho fora e em casa sozinho. Rosendo tem sido um bom menino e ajuda em todas as tarefas!!!

Quanto as comidas (recebemos muitas perguntas sobre isso), aqui se come bem, e temos “quase” tudo que temos no Brasil. Comemos feijão, farinha (eita nordeste brabo), arroz, macarrão, frutas, verduras e coisas que nem imaginamos. Aqui achamos leite condensado, creme de leite, polpa de fruta, Inhame e até caldo de cana, imaginam isso? (da próxima vez tiraremos foto!!!)

Outra coisa que estou adorando e que não posso deixar de falar é a tranqüilidade!!! Segurança é muito bom. Sair na rua sem ficar olhando com medo de quem está do seu lado. Poder andar na rua a qualquer hora é quase um sonho para nós. Não gosto de lembrar da sensação que sentia quando saia do escritório e ficava rezando para ninguém chegar perto de mim e nem levar todas as minhas coisas, ou até pior, me dar um tiro por nada. Não quero mais isso para mim!

Tem mais uma coisa que eu adoro aqui! As pessoas são preocupadas com a natureza, com a preservação ambiental, com a reciclagem do lixo, com a água! Que bom ver o lixo recolhido de forma correta e as coisas usadas com consciência ambiental.

Todos (ou quase) usam sacolinhas retornáveis, até mesmo porque no supermercado as de plástico são pagas.

Pois bem queridos, essas são as minhas primeiras impressões, estou parando por aqui porque o post já está longo demais, quase um mini livro.

Beijos a todos !!!

Abaixo algumas fotos com coisas legais:


Poutine DELICIA!!!




Tirando neve da frente de casa!



Salão do Automóvel de Montreal!


6 commentaires:

  1. Oi Dulce!
    Adorei ler suas primeiras impressões. Você conseguiu falar um pouquinho de cada assunto em post só, e muito bem falado!
    Parabéns pela conquista!

    Bj
    Fernanda

    RépondreEffacer
  2. Se Ingrid fizer faxina lá em casa eu ensino a fazer meu cachorro-quente...kkkkk

    RépondreEffacer
  3. Oi! Muito legal esse post...esse poutine é realmente demais, né?! Nós comemos no Peel Pub, que por acaso tinha um spaghetti a la viande delícia e baratinho!! Viramos fãs!
    Bonne chance!

    RépondreEffacer
  4. Dulceeeeeee adorei seu post, super bem explicadinho!!! Huuuuum esse poutine está com uma cara bem boa!!! Digamos que eu sou um viciada nessa comiga!!! Adorooooooo!!

    Um super beijo!
    Se cuidem!!

    E realmente andar sem se preocupar não tem preço né!

    Sabrina

    RépondreEffacer
  5. Nada como uma comidinha de nossa casa pra levantar o moral.

    Um dia cheguei a noite deixei na porta do prédio umas coisas e fui buscar o resto na esquina, no meio do caminho parei e fiquei saboreando a sensação de segurança. Um armeniano me disse que soube que no Rio tem um tunel q quem entra a pé sai pelado, e eu disse: e quem entra? Ainda assim ele quer ir ao Brasil.

    RépondreEffacer
  6. Olá menina Dulce !!
    Bom receber notícas vossas...Beleza de "post"...
    Depois fale mais do povo em si...

    Beijo pra vocês...

    RépondreEffacer